Notícias do IHCGU

Publicação do Diário da Fronteira no dia 24 de maio de 2010, página 4, matéria da Caroline Savedra:
"Com a finalidade de fomentar pesquisas, projetos e  palestras na região da fronteira é que, em novembro de 2009, foi fundado o Instituto Histórico, Cultural e Geográfico de Uruguaiana (IHCGU), que já conta com  aproximadamente 30 associados, composto na sua totalidade por professores. De acordo com o presidente do IHCGU, professor de História Luiz Francisco Matias Soares, nestes quase seis meses de criação, os membros do órgão já estão desenvolvendo várias pesquisas e projetos. “Estamos tendo uma ótima  aceitação no meio acadêmico, mas queremos estabelecer contatos também com a comunidade. Estamos à disposição de todos aqueles que quiserem informações sobre o Instituto”, comenta Matias.
Entre as pesquisas, segundo o tesoureiro do Instituto e professor de História, Jeremyas Machado da Silva, a
que está sendo realizada, atualmente, são as pesquisas de arqueologia e histórias regionais na fronteira. Outro projeto que está sendo desenvolvido pelo órgão é o Bate-Papo Cultural – História, Memória e Patrimônio. Conforme Jeremyas, este evento já está em sua segunda edição e está agendado para a próxima sexta-feira (28), às 18h, na sede do IHCGU, situada no Círculo Operário de Uruguaiana. “A realização deste tipo de evento serve como uma ponte de contato com a comunidade, por isso a importância da participação de todos”, frisa Silva. Já, entre os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo órgão, que é composto por professores de Artes, Literatura, História e Geografia, é o de reforço escolar para estudantes do município. Além desse, ainda há o projeto “Em Picadinhos”, que tem por objetivo propiciar o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento humano, tendo como temas as artes, a fim de integrar a troca entre os profissionais e as áreas afins.
Os integrantes do IHCCGU ainda participam de eventos acadêmicos em outras cidades, representando o
órgão. “Em julho, estaremos participando de um evento em Santa Maria, da Associação Nacional de Professores de História. Também, neste mês, estaremos representando o Instituto, no Encontro Interamericano voltado para a disciplina de História, que acontecerá em Passo Fundo. Já em agosto iremos a Mato Grosso do Sul, para participar do Congresso de Cultura e História Missioneira e, em setembro, iremos ao Chile para participar do Congresso Internacional de Identidades e Fronteira”, informa Matias. Segundo Jeremyas, o Instituto já firmou parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), especialmente, com os cursos de Ciência Política e Serviço Social. “Estamos abertos para novos parceiros, principalmente, nas áreas de Biologia e Geologia, pois assim estaremos ampliando nossos conhecimentos e poderemos oferecer ainda mais para a comunidade”, finaliza Machado.